Lanches

QUICHE AO CHÈVRE E TOMATES

QUICHE AO CHÈVRE E TOMATES

INGREDIENTES:

MASSA

1 1/3 de xícara de Farinha

1 pitada de sal

1 colher de sopa de Ervas*

150g de Manteiga em cubos, gelada

1 Ovo Grande, levemente batido

1 ou 2 colheres de água gelada, se necessário

PREPARO:

*combinação de ervas: Em um pilãozinho, misture porções iguais de Alecrim seco, Tomilho seco e Orégano seco.

Em uma tigela grande, peneire a farinha e adicione o sal. Coloque também as ervas finas e misture bem. Adicione os cubos de manteiga e, com a ponta dos dedos, comece a incorporá-la na mistura de farinha.

OBS: O calor da mão provoca reações químicas na mistura de farinha e gordura, fazendo com que a massa acabe mais dura, quando for assada (por isso sempre deve-se usar manteiga, ovo e água frias para essa massa, e manuseá-la o mínimo possível).

Fazer então, um buraco no meio, adicionar o ovo, levemente batido e continuar misturando até obter uma massa relativamente firme. Se estiver muito seca, adicione a água gelada, colher a colher. Faça uma bola, dê uma leve achatada, envolva com filme plástico, e deixe na geladeira por pelo menos 30 min, ou até 1 dia. Antes de usar, deixe a massa em temperatura ambiente por uns 10 minutos, para não ficar muito quebradiça.

RECHEIO E MONTAGEM

1 cebola Média

1 pouco de azeite

2 tomates grandes

3 Ovos grandes

100ml de Creme de Leite

100g de queijo de cabra ralado ou em cubinhos pequenos

1 pitada de orégano e Sal a gosto

PREPARO:

Preaqueça o forno a 180ºC.

Fatie a cebola em fatias finas e dê uma dourada no azeite, em uma frigideira, até que fiquem macias e percam o ardor. Tempere com um pouco de sal.

Corte os tomates em fatias finas, tempere com uma pitada de sal e deixe escorrer um pouco.

Retire a massa da geladeira, para que fique à temperatura ideal.

Em uma tigela grande, misture os 3 ovos com o creme de leite, e bata um pouco, com um garfo ou fouet, mesmo. Adicione o sal, o orégano, as cebolas douradas e o queijo, se estiver ralado. Abra a massa até que fique com uns 30cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira de fundo falso. Pode ser das altas, como as de torta, mesmo, ou daquelas baixinhas com a lateral caneladas. Com um garfo, faça uns furinhos na massa, para que não surjam bolhas de ar durante o cozimento. Despeje a mistura de ovos e espalhe as cebolas. Adicione as rodelas de tomate e o queijo, se estiver em cubos. Leve para assar por 30 a 35 minutos, até que a massa e o recheio fiquem dourados. Espere esfriar, para que o recheio se solidifique, mesmo. Depois disso, sirva morno, à temperatura ambiente ou preaquecido, acompanhado de uma saladinha. É uma excelente opção para uma refeição leve e nutritiva!

NÃO PERCA!
Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

Invalid email address
De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.