Aves

Espetinhos de Frango alla Gremolata com Salada de Folhas

Espetinhos de Frango alla Gremolata com Salada de Folhas
A receita do espetinho é de Charlô Whately e Stella Espírito Santo que pesquisaram várias publicações a partir de um ingrediente
o limão siciliano, cuja origem está na Ásia Central e é amplamente utilizado na Itália. Como resultado dessa viagem gastronômica, eles perceberam que essa fruta tão solar pede receitas descomplicadas, além de sugerir atmosferas campestres ou a beira-mar. Para completar decidi incluir uma saladinha de texturas mistas com molho levemente adocicado. Resultado: Uma receita leve, saudável e muito saborosa para os dias mais quentes!
Para os espetinhos:
4 peitos de frango cortados em cubos grandes
1 colher de sobremesa de raspas da casca de limão siciliano
Suco coado de 1 limão siciliano
1 limão siciliano cortado em rodelas divididas em 4 cada uma
2 dentes de alho picadinhos
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre branco
Folhas de louro
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 espetinhos de 26 cm cada um
Para a Gremolatta:
1 dente de alho picadinho
1 colher de sopa das raspas de um limão siciliano
1 colher de sopa de salsinha picadinha
Para a Salada:
Folhas verdes mistas (alface americana, mimosa, chicória, rúcula)
1 colher de sopa de passas brancas
25 gr de amêndoas torradas e salgadas
6 tomatinhos cereja cortados ao meio
Molho:
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de chá de açúcar
Sal a gosto
Preparo
Espetinhos:
Limpe e corte os peitos de frango em cubos grandes. Numa tigela coloque os pedaços de frango, o suco e as raspas de limão, o alho, o azeite, o vinagre. Cubra e deixe marinando por uma hora, no mínimo.
Monte os espetos: Coloque um pedaço de frango, uma folha de louro, ¼ da rodela de limão e vá alternando. Deve ficar bem apertado. Grelhe os pedaços no grill do forno, com uma assadeira embaixo para recolher o suco que cai.
Na hora de servir:
Assim que os espetos estiverem prontos coloque num prato e reserve em local aquecido. Despeje o líquido da assadeira e o resto da marinada em uma panela pequena e leve para ferver, deixando reduzir até ficar com a consistência de um xarope. Despeje um pouco sobre os espetos e salpique a gremolatta por cima. Coloque o restante em uma pequena cumbuquinha e a saladinha ao lado.
Salada:
Lave, higienize e rasgue em pedaços pequenos as folhas verdes. Lave, higienize e corte os tomatinhos ao meio. Pique grosseiramente as amêndoas. Prepare o molho misturando todos os ingredientes. Mexa bem. Numa tigela coloque as folhas verdes, as uvas passas e junte o molho. Mexa e acrescente os tomatinhos. Salpique as amêndoas e coloque ao lado do prato com o espetinho de frango.
Nota:
Gremolata – É uma mistura de ingredientes típica da cozinha italiana (também chamado de gremolada) e utilizada como tempero.
A partir de uma perdillade (alho e salsa picados finamente) prepara-se a gremolata incluindo raspas de limão (tudo em partes iguais), embora não haja uma receita padrão. Acredita-se que sua origem esteja na Lombardia, mais especificamente, em Milão – Itália e tradicionalmente utilizada para o “Ossobuco de Vitela alla Milanese”. É perfeito também para peixes e aves grelhados ou assados, em sopas de lentilhas ou feijão, em guisados e saladas.

NÃO PERCA!
Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

Invalid email address
De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.