Massas

Nhoque da Mama


O truque de um bom nhoque é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves, conferindo assim melhor textura e sabor. A batata ideal para se fazer o nhoque é aquela de polpa mais seca, conhecida como Asterix. Mas, se não encontrar esse tipo, vale usar a batata tradicional e não cozinhá-la demais para evitar que absorva muita água. Outro truque é levá-las ao forno por alguns instantes para que percam um pouco da umidade.
Ingredientes:
Massa:

1 kg de batatas
100 a 150 g de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto
1 pitada de noz moscada
Molho:
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 colher (chá) cheia de açúcar
2 latas de molho de tomate
2 latas de água
Algumas folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa de orégano seco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Massa:
Cozinhar as batatas com casca em bastante água salgada. Não deixe que cozinhe demais, senão, absorve muita água. Retire a casca e passe pelo espremedor. Espere o purê amornar e misture o ovo, a noz-moscada e a farinha peneirada aos poucos. Se precisar use mais farinha, até que desgrude das mãos. Porém não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata. Se necessário, acerte o sal.
Divida a massa em porções e role-as por uma mesa enfarinhada, formando bastões longos da espessura de um dedo. Corte em pedaços de 2 a 3 cm. Role cada pedaço na mesa enfarinhada.
É sempre importante salpicar um pouco de farinha nos nhoques para evitar que grudem. Cozinhe-os em bastante água fervente salgada, um pouco de cada vez. Estarão cozidos quando subirem à tona. Retire-os com uma escumadeira. Coloque-os em uma travessa untada com um pouco de óleo. Reserve.
Molho:
Em uma panela coloque a cebola com o azeite, em fogo baixo, até ficar transparente. Acrescente o alho até dourar, junte o açúcar e mexa para dar uma caramelizada. Coloque o molho de tomate, a água, a folha de louro e sal a gosto. Cozinhe até reduzir aquela espuma que se forma. Tempere com o manjericão fresco, o orégano e pimenta-do-reino. Se preferir, processe o molho antes de servir por cima do nhoque, acompanhado de queijo parmesão ralado.

NÃO PERCA!
Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

Invalid email address
De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.