Técnicas Culinárias

CHURRASCOS – Defumados COM A TAMPA

CHURRASCOS – Defumados
COM A TAMPA

Fazer churrascos utilizando uma churrasqueira com tampa é como fazê-lo na churrasqueira comum. Porém esse acessório faz com que a sua churrasqueira passe a assar e defumar alimentos com perfeição.
Por defumação entende-se a exposição direta do alimento à fumaça, seja para conservá-lo ou agregar sabor. O sabor da defumação será correspondente ao tipo de fumaça, isto é, aos ingredientes utilizados (ervas, especiarias, madeiras – pode-se usar cascas de árvores frutíferas).
Para produzir defumações o alimento pode ser preparado em cura seca ou úmida (marinadas), refrigerado e mantido em contato com o ar, a fim de que se forme uma película protetora (responsável pela absorção e cor) que ajudará na defumação e adição de sabor ao produto.
Dicas:

  • Lembre-se sempre de verificar as instruções de uso que vem com a churrasqueira. Isso não só fará com que você tome as medidas de segurança, mas também que conheça o potencial da sua churrasqueira como um método alternativo de cozinhar.
  • Utilize assadeiras descartáveis de alumínio para assar pedaços grandes de carne ou para colocar as lascas de madeira utilizadas na defumação.
  • A quantidade de lascas de madeira usada determina o sabor final de seu defumado.
  • A madeira para defumar pode ser encontrada tanto em lascas como em nacos ou serragem. A serragem queima mais rápido que as lascas e estas, por sua vez, queimam mais rápido do que os nacos. Quanto mais rápido a madeira queimar mais calor ela irá produzir. Se a encontrar, a madeira em nacos é a melhor alternativa para o preparo de cozimento lento.
  • Quando usar produtos de madeira para churrascos, use sempre a madeira não tratada. Esses produtos, especialmente vendidos para esse fim, não contém agentes químicos. Cada tipo de madeira acrescenta diferentes sabores aos alimentos. Desta forma, experimente até encontrar o que mais lhe agrada.
  • Tire o máximo partido de sua churrasqueira usando-a para preparar também aperitivos e acompanhamentos deliciosos!
  • É sempre bom servir uma alternativa vegetariana nos churrascos, portanto, abuse das saladas e legumes grelhados.
NÃO PERCA!
Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

Invalid email address
De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.