Confit de Pato
Confit: Com origem na França, é uma das formas mais antigas de conservação de carnes. Utilizada para carnes de porco e algumas aves, particularmente pato
consiste em cozinhar a carne e guardá-la na própria gordura, em recipiente de cerâmica ou porcelana. Na hora de servir deve-se retirar a gordura do cozimento, frigir e aquecer ou assar. Pode ser usado como guarnição ou prato principal acompanhado de batatas, cogumelos, ervilhas, arroz.
Ingredientes: 8 coxas de pato (bem gordas) 2 litros de gordura de pato ou porco 100 gramas de sal grosso
2 colheres de sopa de açúcar 4 dentes de alho 12 a 15 pimentas-do-reino em grão 4 ramos de tomilho fresco 6 folhas de louro
1 colher de sopa de uma mistura de: cravo em pó, canela em pó, noz-moscada e gengibre. Preparo: Misture todos os ingredientes e tempere as coxas com eles. Coloque em uma forma, cubra e reserve na geladeira por um ou dois dias.
Após esse período, retire as coxas da marinada, lave rapidamente e seque com papel toalha. Coloque a gordura em fogo baixo, para esquentar. Quando chegar a temperatura de 80º, coloque as coxas para cozinhar bem devagar dentro da gordura. Atenção, pois não deve ferver. Depois de 02h30min horas de cozimento, retire as coxas da panela. Coloque-as num pote com a gordura de forma que fiquem cobertas. Tampe o pote e guarde na geladeira o maior tempo que puder.
No dia de servir:
Retire as coxas de pato da gordura, tirando todo o excesso de gordura. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar tostado. Retire-as e sirva individualmente, uma coxa em cima de uma flor de batatas ou ao lado da mousseline de batatas, como eu fiz.
*Mousseline: Nome dado a qualquer molho ou prato que, para ganhar consistência aerada, é batido com creme ou ovos.