Coq au Vin
Um dos clássicos da cozinha francesa, o “Coq au Vin” ou “Galo ao Vinho”, surgiu nos arredores da cidade de Clermont-Ferrand, região da Auvérnia – área central do país.
Suas origens se confundem com a história do país,
segundo a lenda que existe sobre essa famosa receita: Por volta de 50 a.C., os gauleses, liderados por Vercingertórix, foram cercados pelo exército romano na Auvérnia. Como símbolo de sua rendição, o líder gaulês enviou um galo de briga a Júlio César, recebendo como resposta um convite para jantar, com o próprio galo, cozido no vinho da região, como prato principal.
Tradicionalmente, o prato era preparado com galos reprodutores, abatidos em idade avançada; daí a importância do vinho no preparo, como forma de amaciar a carne. Ao longo dos anos, o prato passou a ser elaborado com frango ou galinha (preferencialmente caipira) e vinho à base da uva Pinot Noir (Borgonha ou do Novo Mundo).
Ingredientes:
2 k de sobrecoxas (eu uso sobrecoxas porque é a preferência de todos por aqui) ou um frango de 2 k cortado em pedaços (dê preferência ao frango caipira)
1 garrafa de um bom vinho tinto (a melhor escolha é um Borgonha, mas, um merlot também é uma escolha adequada)
1 cenoura grande cortada em rodelas
1 cebola grande cortada em 4 partes
2 dentes de alho machucados
12 grãos inteiros de pimenta-do-reino preta
1 bouquet garni (salsinha, louro e tomilho – ver em “Técnicas Culinárias – aqui no blog)
200 gr de bacon em fatias cortados (1 cm)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de milho
12 cebolas pequenas
200 gr de champignons
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de conhaque
2 xícaras de caldo de frango (ver em “Técnicas Culinárias, aqui no blog)
Sal a gosto
Preparo:
Na véspera, coloque os pedaços de frango numa vasilha grande e adicione os ingredientes da marinada: vinho, cenoura, cebola, alho, pimenta e o bouquet garni. Deixe descansando na geladeira por 24 horas.
No dia seguinte pique o bacon, descasque as cebolinhas e escorra os champignons. Reserve.
Aqueça uma panela de fundo grosso com a manteiga e o óleo. Frite o bacon até dourar. Retire e reserve. Em seguida frite as cebolinhas, mexendo sempre para não queimar (doure levemente). Retire e reserve. Finalmente frite os champignons sem fogo mais alto e rapidamente. Retire e reserve.
Retire os pedaços de frango da marinada e enxugue em papel toalha. Reserve a marinada. Na mesma panela, frite os pedaços de frango dois a dois (com a pele para baixo), até dourar. Retire da panela até fritar todos os pedaços. Volte o frango para a panela. Baixe o fogo e acrescente a farinha de trigo até dourar. Acrescente o conhaque e flambe. Junte a marinada e se necessário, coloque o caldo de frango (o líquido deve cobrir todo o frango). Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 50 minutos. Retire os pedaços de frango e coe a marinada. Retorne o caldo coado e os pedaços de frango para a panela. Junte as cebolinhas, o bacon e os champignons reservados. Cozinhe por mais 10 minutos, até o frango ficar macio e o molho espesso. Sirva com arroz branco, batatas coradas ou purê.
Nota: O sucesso do prato depende da qualidade do vinho, um merlot nacional honesto é uma boa escolha)
Na França é costume “ligar” o molho com o sangue do frango e um pouco de vinagre (fora do fogo para não talhar), lembrando o molho pardo.