Estava no meu escritório, em casa, escrevendo para o blog e olhei pela minha janela. Tive que tirar uma foto para dividir com vocês a beleza do dia:
Levantei para ouvir melhor o som que vinha do meu jardim, aliás, um som que gosto demais! Som de Bugio!!! Havia uma história interessante a respeito dos guaribas (ou bugios). Quando o grito matinal desses macacos ecoava pela floresta amazônica, acreditava-se que eles estavam entoando um hino ao sol e que os gritos eram acompanhados por ritos que só os animais conheciam. Contudo, os naturalistas destruíram essa lenda. O guariba foi estudado de perto, em seu próprio meio, e logo se encontrou a razão de tais gritos. Sabe-se atualmente que esses macacos vivem em bandos e que os bandos se comunicam por meio de gritos. De onde vem então a história do hino matinal? Como cada bando de guariba tem seu próprio território, os gritos servem para participar aos vizinhos os limites desse território, do qual os estranhos devem manter distância. Quando os dois bandos se encontram, sua hostilidade também é mostrada por meio de gritos. E vence quem gritar mais alto!
Bem, depois de curtir o dia, os macacos no meu jardim e esse privilégio de morar no interior fui para a cozinha preparar o jantar. Olho daqui, olho dali e vejo bananas… Hummm! Banana da terra na fruteira, costelinha de porco e couve picadinha na geladeira…
É isso – Cardápio do Jantar:
Costelinha de porco com Cachaça e Risoto de Banana da terra com couve assustada (“picada com esmero”)
Ingredientes:
1 k de ripa de costelinha de porco limpa
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha
4 dentes de alho picadinhos
1 cebola média grosseiramente cortada
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sobremesa de sal marinho
1 xícara de cachaça “Busca Vida” ou 1 xícara de cachaça misturada com uma colher de sopa de mel e suco de 1/2 limão
Galhinhos de tomilho, salsinha, alecrim
2 colheres de sopa de azeite
Para dourar:
1 colher de sopa de mel misturada com uma colher de sopa de azeite
Preparo:
Coloque a costelinha numa assadeira com a pimenta, alho, cebola, cachaça, canela, sal, as ervas e o azeite. Feche com filme e leve à geladeira para marinar por 4 a 6 horas. Preaqueça o forno (180º C) e coloque a costelinha para assar coberta com uma folha de papel alumínio por duas horas (vire a costelinha na metade do tempo e regue com o caldo que se forma na assadeira algumas vezes). Caso necessário acrescente um pouco de água quente durante o cozimento. Quando estiver cozida e bem macia, retire o papel alumínio e pincele a costelinha com a mistura de azeite e mel. Volte ao forno para dourar. Sirva a seguir.