Parte da grande cultura amazônica, o Amapá não deixa a desejar quando se trata de sua gastronomia. Aproveitando ao máximo a biodiversidade que toda a Região Norte do Brasil oferece, a cozinha do estado usufrui dos peixes e, obviamente, das diversas frutas da região. Existe também uma herança adquirida dos migrantes de outras regiões do Brasil. Como amostra de sua cozinha, A pescada de gurijuba
É muito comum o uso de peixes como ingrediente em pratos típicos da região amazônica, uma vez que eles são abundantes por ali. No caso da gurijuba, embora esse peixe possa ser encontrado em quase qualquer rio da região, a receita da pescada está firmada no Amapá.
Caldeirada de Gurijuba
Ingredientes:
2 quilos de gurijuba em postas
8 ovos cozidos
8 batatas pequenas também cozidas
5 tomates
4 pimentões
6 cebolas pequenas
10 pimentinhas de cheiro
10 pimentinhas verdes
3 maços de jambu cozido
2 maços de cheiro verde
4 limões
1 litro de água fervente
sal a gosto
azeite
alho a gosto
Camarão seco (opcional)
250 gramas de farinha de mandioca
Preparo:
Misture dois limões e sal a gosto. Deixe descansar por 5 minutos e lave o peixe com água. Repita a operação. Desta vez, acrescente o alho. Mantenha de molho por 15 minutos.
Em uma panela, já aquecida, coloque o azeite. Acrescente a cebola picadinha e o alho também picado. Deixe dourar. Acrescente a pimenta verde, o cheiro verde, a pimenta de cheiro amassada e coloque na panela as postas de peixe. Junte também o caldo que sobrou. Tampe a panela e deixe cozinhar por cinco minutos. Acrescente o restante da cebola, tomate, batata, ovos, o jambu e mais azeite. Coloque a água fervendo. Tampe a panela e deixe no fogo por mais 25 minutos.
Pirão:
Com 10 conchas do caldo do peixe, em uma panela, acrescente a farinha aos poucos até engrossar. Mexa até a mistura desgrudar do fundo da panela. É só servir.