Ghee – Manteiga Clarificada!
Usado para frituras, grelhagens, finalizações de molhos, o Ghee ou Manteiga Clarificada é considerado a melhor gordura para se cozinhar.
Um dos pilares da culinária Indiana, o Ghee hoje faz parte das bases de cozinha do mundo inteiro. Seu sabor suave e sua pureza conferem um sabor único a qualquer prato que dele faça uso. Por retirar suas impurezas, a maioria ou quase toda a proteína, o Ghee alcança um ponto de fumaça (queima) maior que as gorduras comuns. Seu preparo é fácil, exigindo apenas paciência e tempo, mas garanto que depois de experimentarem vão querer ter Ghee sempre em sua cozinha. Normalmente quando faço, faço em uma quantidade grande, pois ele se conserva por um longo tempo em locais frescos e melhor ainda em refrigeradores. Para esta receita usei 5 tabletes de Manteiga de 200g cada um.
Preparo
Coloque a Manteiga em uma panela forte, pois será mais fácil ela não queimar. Deixe a manteiga derreter em fogo bem baixo até começar a fazer espuma. Com o auxílio de uma colher grande, vá retirando esta espuma e descartando.
Abaixe o fogo ao máximo e continue. Lembre-se que a temperatura deve ser mantida baixa. Se for necessário, retire a panela do fogo de vez em quando, mas em hipótese nenhuma deixe a Manteiga ferver. Pouco a pouco a Manteiga vai se clarificando e pedaços de sólidos virão à tona. Estes pedaços começarão a ficar mais crocantes e espumosos. Vá retirando tudo que vier à tona. Continue retirando a espuma até que o Ghee apresente uma cor amarelo-âmbar e os sólidos não subam mais à tona. As poucas impurezas que permanecem no fundo podem ser coadas. Depois de pronto, passe-o para um recipiente bem limpo. O Ghee mantém-se por vários meses sem refrigeração. Para manter seu sabor sempre fresco, coloque-o em geladeira.
Obs: A quebra (perda) que você terá de Manteiga vai depender da sua qualidade.