Roraima, no Norte do Brasil, tem mais atrativos do que se imagina. As belezas naturais atraem turistas o ano todo. Mas o estado possui ainda uma variada gastronomia. Ela é ligada à cultura indígena e aos tropeiros. Conheça aqui algumas das delícias da cozinha roraimense e prepare-se para ter uma experiência incrível.
Eleita pelo gosto popular como o prato típico do estado, a paçoca com banana é uma iguaria que aguça a curiosidade dos moradores do Sul e Sudeste. Outro prato tradicional é o pé de moleque, que ganha um toque especial ao ser enrolado em folha de bananeira.
Sem falar nos sucos, que apanham da natureza o melhor do sabor das frutas nascidas em abundância na região Norte. Um deles é o caçarí, considerada a fruta com a maior concentração de vitamina C do mundo.
Mas, nossa receita de Roraima é a famosa:
Paçoca com Banana
A receita leva farinha, banana, carne seca ou charque batidos no pilão tradicional, com a força dos braços. O prato é tão famoso em Roraima que ele é o mais consumido no Festejo Quarto de Bode.
O festival já dura três décadas e ocorre no município de Amajari, a 155 km da capital Boa Vista. Uma vez por ano, o roraimense recebe turistas para curtir o festival, movidos à paçoca com banana e bandas de forró.
Entretanto a origem do prato, que é o principal produto do turismo gastronômico de Roraima, é incerta. Alguns estudiosos dizem que tudo começou com os tropeiros e outros que se originou nas tribos indígenas.
Os tropeiros nordestinos que iam à região Norte vender bois colocavam mantas de carne seca embaixo das selas antes da montaria. O movimento do cavalo no trajeto triturava a carne, que era misturada à farinha e aos demais ingredientes.
Você certamente já ouviu a expressão “por cima da carne seca”. Ela remete à fartura dos tropeiros que viam na carne seca a certeza de passar dias e noites com comida garantida, já que o alimento dificilmente estragava.
Ingredientes:
1/2 kg de coxão duro
4 cebolas médias cortadas em pedaços
1 1/2 xícara (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
1/3 de xícara de vinagre
1 colher (chá) de molho de pimenta
1/4 xícara (chá) de manteiga
4 xícaras (chá) de farinha de milho
6 bananas-da-terra maduras sem casca, cortadas em rodelas
Preparo:
Ponha a carne na panela de pressão e cubra com água. Tampe e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por duas horas. Quando esfriar, desfie. Refogue a cebola em 3/4 de xícara de óleo por dez minutos. Junte a carne, o sal, o vinagre e o molho de pimenta. Refogue por 15 minutos.
Passe no processador. Reserve. Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto e acrescente a farinha de milho. Cozinhe, mexendo até começar a dourar. Misture com a carne. Reserve. Aqueça bem o óleo restante e frite a banana até dourar. Escorra sobre papel toalha e sirva com a paçoca.