Como tirar a pele do salmão: Pelo lado mais gordinho, coloque seu dedo polegar entre a carne e a pele. Ela solta mais fácil desse lado. Puxe com as mãos devagar: pele pra um lado, carne pra outro. A faca pode ajudar nos pedaços em que não solte com facilidade. Deslize com cuidado entre a carne e a pele O importante é ir devagar para não destruir seu salmão. Se você não tem a experiência, o salmão vai ficar com sobrinhas. Basta limpar. Com a pele soltinha, reserve-a na geladeira para fazer o delicioso “Salmão Skin” O sashimi Corte o filé ao meio. Ele tem uma linha pontilhada branca no meio dele. Não tem erro.
A parte da direita da foto é o melhor pedaço do salmão. Daí vem os cortes nobres como o sashimi, o nigiri e o Jyo. A parte da esquerda tem mais fibras. Não serve para bons sashimis. Usamos para o filadélfia, hot filadélfia, tartar, e Temakis. Pegue esse pedaço da direita e retire esse filetinho da ponta. Esse pedacinho é fininho, mas faz diferença. Se deixar, seu sashimi fica muito grande. Pronto, o pedaço maior já está pronto para sashimi. Agora basta cortar!
Alguns preferem cortes mais finos, outros mais grossos. Então não adianta dar a medida, tem que ser no olho. Tente começar com o calcanhar da faca e em um único movimento e deslize até a ponta.
(Fotos:tresemcasa.com.br)