Curiosidades

Cozidos

Os “cozidos” são pratos à base de carnes, embutidos, legumes, verduras (algumas vezes levam ovos e bananas) e temperos que são cozidos na mesma panela, normalmente considerados pratos únicos na refeição e tem como acompanhamento um pirão feito com o próprio molho do cozimento.
O primeiro “cozinhado” ferveu, possivelmente, em vaso de barro, no Neolítico ou final do período anterior. O cozido português é preparado com carne de vaca, presunto, carne de porco salgada, salsicha, arroz, repolho, molho de tomate e grão-de-bico, e é servido em três etapas Trazido de Portugal para o Brasil, recebeu inúmeras variações, por exemplo, na Bahia é servido um cozido de peru, previamente assado, em que entram verduras, legumes e lingüiça. Na França, encontramos diferentes tipos de cozido: com toucinhos e lingüiças de Morteau, a Panelada Lorena, feita com legumes e presunto na panela de barro forrada de couro do toucinho, o de Ìle-de-France com osso de tutano e o cassoulet de Toulouse. E também o famoso cozido irlandês, o “Irish Stew”, feito com carne de carneiro e vegetais.
Na Espanha, o chamado “Puchero” ou “Cocido”, mais conhecido como “Cocido Madrileño” é preparado com carne de boi ou vitela, chouriço, toucinho, frango, paio e hortaliças.

NÃO PERCA!
Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

Invalid email address
De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.