Foi-se o tempo em que apostar nas saladas para acabar com os quilinhos extras e manter a saúde equilibrada era um esforço sem nenhum gostinho em troca. Contando com ingredientes adequados, você pode incrementar seu prato de vegetais, deixando-o repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorias de menos. O segredo para fazer saladas atraentes e gostosas é combinar diversos tipos de folhas e usar alguns ingredientes como acompanhantes.
- Misture, em uma mesma salada, alface, agrião, acelga, rúcula, almeirão e radicchio, por exemplo.
- Use sempre legumes bem frescos ou de IV gama (os empacotados já lavados e prontos a usar).
- Para aqueles que não gostam de ousar na hora de preparar o prato de folhas, é só misturar diferentes tipos de alface, como a crespa, a lisa, a americana e a roxa.
- Investir no tempero é uma das principais maneiras de dar um sabor extra à salada. Além do azeite e vinagre de vinho (branco ou tinto), use também vinagre balsâmico, suco de limão, vinagrete e molhos à base de iogurte.
- Não use maionese para temperar, mas sim azeite e vinagre ou molho de iogurte (iogurte, sumo limão, sal e pimenta)
- Para quem não gosta de ter trabalho nenhum na cozinha, existem no mercado diversos molhos com baixo valor calórico. É só escolher o seu favorito.
- Atenção à quantidade de sal. Opte por um bom sal, naturalmente marinho ou flor de sal e não um refinado.
- Aproveite os benefícios das ervas e de quebra dê um quê a mais na salada: abuse das ervas como endro, coentro, manjericão, mostarda, hortelã, salsinha e erva-doce. As ervas apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres (moléculas capazes de provocar diversos malefícios ao organismo, desde o envelhecimento até o câncer).
- Se gostar de cebola crua use-a, é uma excelente aliada do sistema imunitário.
- Leguminosas como lentilhas, feijão e soja cozidos também são boas pedidas para fazer parte das saladas.
- Introduza frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs), pois são amigos do bom colesterol;
- A lista de legumes que podem dar uma força para sua salada é bastante variada, contando com a abobrinha, berinjela, cenoura, batata e beterraba. Com cores bem diversificadas, eles deixam a refeição mais apetitosa aos olhos e, claro, que o paladar também agradece.
- Para ousar e dar um sabor docinho à salada acrescente frutas. Abacaxi, maçã, abacate, manga são boas opções.
- Se usar queijo, opte por um pouco rico em gorduras. Uma boa opção é o queijo fresco, ou melhor, ainda requeijão.
- Se a sua intenção é montar a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição principal, não se esqueça de lançar mão das proteínas e dos carboidratos. Se optar pelas carnes, recorra às brancas (aves) ou vermelhas bem magras, cozidas ou grelhadas e aos pedaços.
Na hora da preparação, faça uma salada colorida, com vegetais verdes, cenoura, laranja, tomate encarnado. Não é uma opção meramente estética. Diversificar significa mais vitaminas e sais minerais.