Sagu
Sabor de Infância
Quem nunca comeu sagu?
Essas atraentes bolinhas de tapioca são cozidas em vinho ou suco de uva
tomando a cor no meio do cozimento e também seu sabor que adquire certa melosidade, por ação do amido, conferindo uma textura ímpar!
Hoje em dia, muitos chefs dão às bolinhas de tapioca, outros sabores: salmão, ostras, ervas…
Mas eu queria a lembrança do meu sabor de infância e testei duas receitas, a clássica de vinho ou suco de uva e outra com frutas vermelhas: Sagu de Suco de Uva ou Vinho Ingredientes: 1 xícara (chá) de sagu 3 xícaras (chá) de suco de uva ou vinho tinto seco 1 canela em pau 3 cravos-da-índia 1 xícara (chá) de açúcar
Preparo: Numa tigela, coloque o sagu, cubra com água e deixe descansar por uma hora. Faltando 15 minutos para completar o tempo, coloque numa panela 3 xícaras (chá) de água, o suco de uva ou vinho, a canela, o cravo e o açúcar. Misture bem, até o açúcar dissolver. Leve ao fogo alto e, quando ferver, junte o sagu. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes. Mexa de vez em quando para o sagu não grudar no fundo da panela. Se começar a secar, junte mais um pouco de água fervendo. Transfira o sagu pronto para taças de servir. Assim que esfriar, cubra e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Sirva com sorvete de creme ou creme inglês:
Ingredientes:
1 fava de baunilha
2 xícaras de leite
6 gemas
1 xícara de açúcar
Preparo:
Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento, raspe as sementinhas e coloque a fava com as sementinhas e o leite numa panela para aquecer.
Passe as gemas por uma peneira e junte o açúcar.
Assim que o leite ferver, despeje um pouquinho sobre as gemas, misture bem e despeje a mistura de gemas na panela, sem parar de mexer. Mantenha no fogo até a espuma sumir, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher.