Enquanto na Europa e na América do Norte comemora-se o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim, no Brasil celebra-se a 12 de Junho, véspera de Santo António. O costume de aproveitar este dia para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1949 quando o técnico de publicidade João Dória, encetou uma campanha para melhorar as vendas da extinta loja Clipper no decorrer de Junho – mês bastante fraco para o comércio – lançando o slogan “Não é só de beijos que se prova o amor”. O êxito foi imediato e a idéia estava lançada! Com o apoio da Confederação de Comércio de São Paulo, institui-se o 12 de Junho como uma data especial com direito à troca de presentes para reafirmar a frase mais esperada entre os casais: “Eu Te Amo!”
A escolha de Santo António como padroeiro dos namorados deve-se ao fato de a tradição o apontar como casamenteiro. Conta-se que este santo português, durante o tempo em que esteve em França, dirigiu-se a um povoado onde o casamento não era usual. No local, o santo pregou sobre a importância da formação das famílias, vindo daí o qualificativo que o tornou popular como santo casamenteiro.
Entre palavras doces, troca de carinhos, presentes, flores, símbolos e superstições, encontram-se também, muitos alimentos conhecidos por suas propriedades “afrodisíacas”. O termo deriva de Afrodite, deusa do amor, e faz referência a tudo aquilo capaz de estimular as capacidades sexuais dos seres humanos. Ao longo dos séculos, os homens selecionaram alguns alimentos como possuidores dessas virtudes. Os gregos aconselhavam o mel, os ovos, a cebola, as cenouras, as trufas, os crustáceos e os peixes, com destaque para o esturjão. Os romanos juntaram à lista os órgãos genitais de certos animais, as ostras e a rúcula que crescia de forma espontânea em volta das estátuas fálicas da Antiga Grécia. As favas e o cacau, bem como a banana, as uvas e os morangos, também são propícios ao desenvolvimento da sensualidade. Mas são as ostras que ocupam um lugar de destaque na lista de alimentos afrodisíacos, também entram a rã, o queijo parmesão, a alface, o pepino e a pimenta. O álcool, pelo seu efeito desinibidor, e o café, pelo estímulo físico e mental, usados moderadamente, podem ser favoráveis a um ambiente digno de qualquer romance!
Prepare um jantar com sabor de conquista, da entrada à sobremesa; afinal, como diz o ditado: ”Um homem se prende pelo estômago” e uma mulher também!