INICIO

QUE SOU EU

Receitas e vinhos

ok

Dia das bruxas

A história: (Halloween – nome original na língua inglesa) é um evento tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras de Jack O’Lantern (Jack da Lanterna), (originalmente, nabos); e da frase “Gostosuras ou travessuras”(pedidos de doces, de porta em porta), exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas, era um festival do calendário celta, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. A celebração do Halloween tem duas origens que acabaram se misturando: Pagã – celebração celta chamada Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe’em que tinha como objetivo o culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir (Panati). Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco se sabe sobre os druidas, pois não há nada escrito: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. Origem Cristã – Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV (615) transformou um templo romano dedicado aos deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”. A festa, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa fosse celebrada universalmente, ganhou então, a sua celebração vespertina ou vigília, no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas – guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses, passando a ser conhecido como o Dia das Bruxas.

NÃO PERCA!

Inscrever-se para Newsletter

Receba as melhores notícias sobre culinária, dicas e muito mais!

De uma chance. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

SIGA

Assine para receber diversas receitas!

Receba as melhores receitas, curiosidades, dicas e muito mais!

Prometemos não enviar spam para você. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Recent Posts
Instagram
Pinterest
Categorias