E falando em chá, vamos desvendar aqui os segredos do Matcha
O matcha é feito das folhas mais jovens do chá verde (Camellia sinensis),que são protegidas do sol e depois convertidas em pó e, por isso, tem uma maior concentração de cafeína, teanina e clorofila, fornecendo antioxidantes para o organismo.
O consumo regular desse chá pode promover a saúde geral do organismo, isso porque alguns estudos científicos associam o consumo do chá matcha a melhorias no funcionamento do cérebro, perda de peso, além do efeito protetor sobre o fígado. O chá matcha pode ser encontrado em forma de pó ou em saquinhos de chá nos supermercados, farmácias, lojas de produtos naturais e lojas online.
Para o consumo diário recomendado é de 2 a 3 colheres de matcha por dia, o que equivale a 2 a 3 xícaras de chá pronto. O matcha é vendido em forma de pó e possui um aspecto espumoso quando preparado, além do sabor ligeiramente amargo.
Para o Chá
Ingredientes
1 colher de chá de matcha;
60 a 100 ml de água.
Preparo
Aquecer a água até inciar as primeiras bolhas de fervura, desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar em uma xícara já com o matcha em pó, misturando até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.
Também é possível adicionar canela ou raspas de gengibre no chá para suavizar o sabor e potencializar as propriedades anti-inflamatórias do chá.
Além de ser consumido na forma de chá, o matcha também pode ser utilizado como ingrediente na preparação de bolos, biscoitos, sorvetes, brigadeiros, cookies, bombons, pannacottas, pães e sucos, sendo fácil de incorporar na alimentação do dia a dia.