O Pierogi é bastante conhecido em regiões do Sul do Brasil colonizadas por imigrantes poloneses e ucranianos do oeste (rutenos), sobretudo no Paraná, onde pode ser encontrado na mesa dos milhares de descendentes de eslavos, em restaurantes típicos, e mesmo em barracas nas feiras de rua de Curitiba.
Ingredientes:
Massa:
300 gramas de farinha de trigo
150 ml de água
Recheio:
1 kg de batata
1 cebola grande picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
250 gramas de ricota amassada
Sal a gosto
Molho:
500 gramas de patinho cortado em cubos pequenos
1 cebola grande picada
3 dentes de alho
200 gramas de tomate pelati
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Recheio:
Cozinhe a batata na água até amolecer. Amasse a batata no espremedor. Frite a cebola no azeite de oliva até dourar e mistura com a batata amassada. Adicione sal a gosto. Deixe esfriar. Quando estiver frio, misture a ricota.
Massa:
Misture a farinha com a água. Sove bem a massa até ficar lisa. Abra a massa com um rolo ou cilindro e corte com um cortador ou utilize a boca de um copo. Coloque o recheio no centro da massa e feche as bordas. Cozinhe em água salgada fervente até a massa cozinhar. Estará no ponto quando boiar, aproximadamente 2 minutos.
Molho:
Esquente uma panela, coloque o azeite de oliva e frite a carne até dourar. Acrescente a cebola e o alho. Cozinhe até a carne ficar macia. Se preciso, adicione água aos poucos. Adicione o tomate pelado picado e deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta a gosto.