Simplesmente frango assado foi o que tive vontade de comer quando salivei diante de um frango de vitrine! Aquele aroma inebriante e a visão dessas aves girando douradas e crocantes na chamada “televisão de cachorro” fez despertar em mim o instinto carnívoro e sem remorso, talvez de meus antepassados longínquos??? Nem tanto! Quantas vezes não provei com intenso prazer dessa delícia esquecida; porém, comprar bons frangos de vitrine hoje em dia não é nada fácil! Ou são grandes demais, ou temperados de forma inadequada perdendo a umidade e a suculência da carne. Decidi então, fazer meu próprio franguinho assado em casa e aqui estão as dicas:
Ingredientes:
1 frango inteiro e limpo de 1,5 k
Suco de 1 limão
1 cebola grande inteira descascada
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
100 gr de manteiga de ervas frescas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pedaço de filme para churrasco
Papel alumínio para cobrir os ossinhos das coxas
Preparo:
Lave o frango por dentro e por fora com água e limão, escorra e seque com auxílio de papel toalha.
Prepare a cebola cortando-a até a metade, introduzindo a folha de louro e prendendo com os dois cravos da índia. Reserve.
Faça uma mistura do sal com a pimenta-do-reino e esfregue por todo o frango. Espalhe a manteiga de ervas frescas debaixo da pele forçando os dedos entre a pele e a carne o máximo possível, para que os temperos cheguem a todos os cantos do frango, assim a pele vai cozinhar e ficar solta e crocante. Coloque a cebola dentro do frango com algumas fatias da manteiga aromatizada. Prenda as pernas do frango e cubra as coxas com papel alumínio. Embrulhe o frango no filme para churrasco.
Coloque-o numa assadeira funda, com o peito para cima Leve para assar em forno médio até começar a dourar mais ou menos 40 minutos. Desembrulhe o frango mantendo o papel filme por baixo e aumente o forno para o máximo regando o frango com o próprio suco que se formou durante o cozimento até dourar e ficar crocante (mais ou menos 20 minutos).