O nome vem do alemão “spritzen” que significa “respingo” e se origina de soldados austríacos que estavam baseados na Itália. Eles estavam acostumados a beber água, então adicionaram água com gás ao vinho para enfraquecê-lo e torná-lo um pouco gaseificado.
Com o tempo, a bebida evoluiu e, hoje em dia, o coquetel spritz geralmente se refere a bebidas feitas com parte prosecco ou outro vinho espumante, junto com um aperitivo, complementado ou ‘salpicado’ com um pouco de água com gás ou refrigerante. Eles geralmente são servidos frios com gelo, na maioria das vezes em um copo de vinho.
A proporção clássica é de duas partes de aperitivo, três partes de vinho espumante e uma parte de água com gás, se estiver usando. Isso resulta em um coquetel um pouco mais interessante do que o vinho simples ou o prosecco, com um espumante suave, mas também não particularmente forte. Em outras palavras, um gole perfeito antes do jantar.
Enquanto a versão mais conhecida é com Aperol, você pode usar uma ampla gama de outras bases para obter diferentes personagens de bebida. Isso geralmente significa trocar ou complementar o Aperol com, por exemplo, vermute, amaro, Lillet ou vários outros aperitivos e licores.