E como prato típico da Paraíba: Rubacão é um tradicional prato brasileiro, comum nos estados da Paraíba e do Ceará, também chamado de arribação, arribaçã ou arrubacão — originalmente preparado com a carne do pássaro com esse no@e em extinção e, por isso, proibido de ser caçado. Assim passaram a usar o charque, a carne-de-sol ou o toucinho de porco.
O rubacão é uma variação do também tradicional Baião de Dois mas, como leva a nata, tem uma textura cremosa, mais próxima dos risotos.
Ingredientes:
1/2 xícara de feijão verde (ou de corda)
1/2 xícara de arroz (branco ou vermelho)
1 colher de sopa de manteiga de garrafa
150g. de carne de charque ou de sol cozida e dessalgada em cubos
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 pimenta malagueta ou dedo de moça picada
2 colheres de sopa de nata fresca (ou creme de leite)
1 e 1/2 xícara de leite
150g. de queijo de coalho em cubos
1 punhado de coentro bem picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Se usar o feijão seco, deixe de molho em água potável por pelo menos 2 horas. Escorra e enxague em água corrente.
Coloque o feijão em uma panela, cubra com água uns dois dedos acima do feijão e deixe cozinhar até começar a ficar macio. Junte o arroz, o leite e deixe cozinhar até ficar al dente (se precisar, acrescente um pouquinho mais de água).
Em uma frigideira, aqueça a manteiga de garrafa e coloque a cebola, o alho e a pimenta para refogar. Quando a cebola estiver transparente, junte a carne e vá mexendo para refogar e desfiar.
Acrescente a carne com os temperos na panela de feijão com arroz, junte a nata e mexa até ficar cremoso. Se estiver muito seco, adicione um pouco de água, apenas para que fique cremoso. Corrija o sal. Tempere com pimenta do reino, coloque o queijo coalho e o coentro. Misture tudo e, para finalizar, tampe a panela e espere uns minutos para o queijo derreter. Sirva em seguida.